Vendas de Páscoa 2016

24/05/2016

A Páscoa é tradicionalmente um período de oportunidades para o varejista brasileiro, mas 2016 não foi um ano bom. Comparadas a 2015, as vendas caíram 9,6%, segundo dados da Serasa. Esse desempenho foi o pior desde 2007.

Muitos consumidores reclamaram dos preços do chocolate, que aumentaram em até 13%, dessa forma, os resultados da Páscoa 2016 não foi muito agradável para alguns comerciantes. Com os preços em alta e salários em baixa era de se esperar que o consumo caísse. E foi exatamente o que aconteceu. A alta do dólar, inflação e desemprego também foram fatores que ajudaram a diminuir as compras do brasileiro no feriado.

Durante o fim de semana da Páscoa, segundo dados da Serasa, o resultado foi ainda pior: queda de 9,9% nas compras de última hora, que costumam ser bem altas. Essa Páscoa também foi considerada a mais cara em 13 anos pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Para o setor varejista, a Páscoa é uma das datas mais importantes do ano e tem forte impacto econômico. De acordo com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), a queda já era esperada. Segundo a pesquisa realizada, 41,9% dos supermercados esperavam vendas estáveis e 39,5% aguardavam diminuição nas vendas. Isso fez com que varejistas optassem por investir em doces com menor valor agregado como barras de chocolate e caixas de bombons. Também houve uma queda na encomenda de produtos como peixes e vinhos, com valor mais alto e menor probabilidade de venda.

Apesar de tudo, essa páscoa foi boa para algumas empresas, como a Barion. Em 2016 a fábrica de chocolates, apostou em novas estratégias e foi contra a tendência do mercado demonstrando resultados positivos com excelente desempenho de vendas durante o período da Páscoa. A Barion apresentou 12% de crescimento em relação ao ano de 2015, além disso, a tradicional sobra de ovos de chocolate foi bastante inferior ao ano passado.

Entre no site da Barion e confira a linhas de produtos: http://www.saborbarion.com.br. 


Pesquisar


Posts recentes


Curta nossa página


  • Tags

  • Tags


  • RSS