Principais fatores que atraem o consumidor no varejo

28/07/2016

Embora o varejo tenha apresentado queda nas vendas ao longo dos últimos dois anos, devido à instabilidade econômica do país, para 2017 a previsão é que as vendas desse setor voltem a disparar. Com isso, os varejistas precisam estar atentos às tendências do consumidor para adotar estratégias que costumam ser cruciais para alavancar as vendas. Visando auxiliar aos varejistas na retomada do crescimento, a Bain & Company, empresa global de consultoria de gestão, realizou um estudo que aborda macrotendências do comportamento do consumidor. Entre as principais informações coletadas estão:

Velocidade do compartilhamento de informações

Com o crescimento das redes sociais e a possibilidade de conectar-se a todo momento em qualquer lugar, as experiências de compra têm sido compartilhadas com mais intensidade, principalmente as negativas. Os varejistas precisam também dispor de alguém conectado para acompanhar os relatos e responder ou resolver da melhor forma possível.

Qualidade de vida

Um novo perfil de consumidor tem aparecido com mais frequência: aquele que prima por saúde e bem-estar, procura vestuário confortável, escolhe alimentos que trazem benefícios à saúde, optam por produtos que tenham estilo artesanal, etc..

Atrativos diferenciados

Diversos estabelecimentos já perceberam que oferecer bonificações aos clientes é uma estratégia eficaz. É o caso dos programas de fidelidade que fornecem pontos e descontos a partir de uma compra. Outra ação que impulsiona uma nova compra são os e-mails marketing contendo produtos que foram selecionados levando em consideração a última aquisição do consumidor.

Impactos ambientes

Ao longo dos últimos anos tem se disseminado com mais intensidade a cultura sustentável. Os consumidores passaram a analisar o impacto socioambiental dos produtos que consome. Embalagens recicláveis ou produzidas com material reciclado costumam despertar o interesse do consumidor.

Experiência positiva de compra

Diariamente surgem novos produtos, inclusive de qualidade, por isso não basta apenas fornecer opções de alto padrão, mas focar em algo que possa servir como diferencial. Essa ideia se aplica à fabricação de produtos, mas também ao ponto de venda. É preciso questionar: o que posso fazer para que o consumidor prefira comprar aqui e não no lugar ao lado?

Linhas artesanais

Os produtos oferecidos pela Barion são perfeitos para confeitarias, mercearias, supermercados e demais estabelecimentos semelhantes que vivem constantemente buscando oferecer boas experiências de compra aos consumidores. As linhas de biscoitos, chocolates, pão de mel e Tubetes® são produzidas levando em consideração o estilo artesanal e diferenciado. Acesse o site da Barion e conheça opções que podem ser estratégicas para seu negócio: http://www.saborbarion.com.br/.


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