Padarias resistem melhor no cenário de crise

29/07/2016

A crise econômica brasileira vem preocupando diversos setores produtivos. Depois de um ano com grande queda no PIB, baixo desempenho em setores importantes da economia, como as exportações, o setor de serviços, o consumo médio das famílias e os empreendedores ainda apresentam grandes dificuldades.

Só no ano de 2015, várias empresas fecharam no país. Esse fechamento prematuro parece afetar mais os pequenos e micro negócios, empresas novas que ainda estão tentando se estabelecer. Entretanto, em toda crise, apesar das dificuldades, sempre se pode encontrar um momento de renovação e alguns setores acabam se revelando muito promissores em meio às adversidades do mercado.

Um tipo de negócio que se destacou mesmo durante a crise no Brasil foram as padarias. Entre 2007 e 2012, o setor cresceu muito, se consolidando com mais de 63 mil padarias. Só no ano de 2015, em meio a pior época da crise, o setor movimentou cerca de 84,7 bilhões de reais segundo o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC). Porém, apesar dos 15 milhões de pãezinhos vendidos diariamente, o ano de 2015 fez o setor cair um pouco. Com uma inflação anual de 11%, o crescimento de 2,7% das padarias foi considerado pequeno. Isso mostra que, apesar de ser um setor que cresceu na crise, não teve um ano fácil.

Abrir uma padaria não é garantia de glórias se não souber como administrá-la. É necessário planejamento e inovação. A tendência do êxito das padarias é a expansão e diversificação do negócio. As “superpadarias” têm feito sucesso, pois não dependem apenas da venda de pães, mas apostam na comercialização de produtos alimentícios complementares como queijos, vinhos, doces, laticínios, etc.. Outras padarias vão além e apostam em fornecer todas as refeições do dia. Abertas praticamente 24 horas, esses negócios além de se especializarem no café da manhã, também oferecem buffet no almoço e vendem alimentos para o jantar. A dica é inovar com estabelecimentos maiores e mais amplos.

Pensando em empreendedores que têm ou gostariam de abrir um negócio desse tipo, a Barion oferece uma gama de produtos alimentícios voltados para a comercialização em padarias, como chocolates, biscoitos, a linha Food Service e outros produtos. Para saber mais sobre a Barion, acesse o site: http://www.saborbarion.com.br/.


Pesquisar


Posts recentes


Curta nossa página


  • Tags

  • Tags


  • RSS