Os cuidados na estocagem do chocolate

21/06/2016

Supermercados, mercearias e demais estabelecimentos que comercializam chocolate precisam seguir um rigoroso controle para a estocagem dos produtos. O chocolate é extremamente delicado e pode danificar se não estiver armazenado em local apropriado, inclusive os cuidados devem ser aplicados da fabricação ao consumo, isso envolve transporte, armazenagem e exposição no local de venda.

São precauções simples e fáceis de seguir para preservar os chocolates. Basta seguir a rotina de averiguar se todas as normas estão sendo cumpridas. Atenção às essenciais:

Controle de estoque

O que entra ou sai de mercadorias no estoque precisa ser rigidamente controlado. Ao reposicionar as caixas é necessário estar atento ao vencimento e aos ícones técnicos com especificações, deixando-os sempre visíveis. Embora muitas vezes não se dê a devida atenção às recomendações, é preciso seguir criteriosamente as orientações, como “Manter longe da umidade”, “manter longe do calor”, “Empilhamento máximo de seis caixas”, “Este lado para cima” e “Temperatura máxima”.  

Local estocado ou exposto

O chocolate precisa ser acondicionado em um ambiente que mantenha a temperatura em até 22ºC e a umidade entre 45% e 60%, pois calor ou umidade em excesso pode interferir na estrutura do produto. É muito provável que você já tenha visto chocolates amassados ou com seu formato original alterado.

Recomenda-se proteger o chocolate de itens como:

  • Luminosidade intensa (vinda de janelas ou luminárias)
  • Produtos com cheiro forte
  • Produtos químicos e materiais de limpeza

Organização das caixas

Mesmo que as caixas sirvam como proteção para os chocolates, elas não devem estar em contato direto com o chão. É preciso deixar uma distância mínima de 50 cm entre cada pilha de caixas e garantir que as mais pesadas estejam sempre embaixo das mais leves.

Limpeza dos locais

O local de armazenagem precisa estar limpo e livre de ratos, insetos e outras pestes que podem provocar doenças. Alguns produtos atraem insetos e jamais devem ficar armazenados próximo aos chocolates. Na limpeza é necessário utilizar produtos específicos para armazéns de alimentos. Em casos extremos, em que há necessidade de dedetização, é preciso que ela seja feita por profissionais especializados.

Aplicando todos esses cuidados são minimizados os riscos de perda de estoque ou de contaminação dos produtos. Se você possui comércio, faça um check list dos itens acima. São ações simples para garantir a segurança tanto da empresa quanto do cliente. 

A Barion, preocupada com a qualidade de seus produtos, segue à risca esse controle e confere todos os cuidados, a fim de garantir a satisfação de seus revendedores e consumidores. Entre no site e saiba mais: www.saborbarion.com.br


Pesquisar


Posts recentes


Curta nossa página


  • Tags

  • Tags


  • RSS