Fondue: uma ótima opção para o inverno

30/05/2016

Durante a Segunda Guerra Mundial na Suíça, sem conseguir sair de regiões montanhosas para buscar comida, os camponeses suíços resolveram derreter queijo, um de seus principais produtos e mergulhar pão na mistura derretida. Mal sabiam que estavam criando um prato refinado, muito nutritivo e saboroso que é apreciado por pessoas de todo o mundo: fondue de queijo! Alguns anos depois os americanos criaram a versão em chocolate, que virou moda, especialmente no inverno.

No Brasil o prato não é tão procurado assim durante a maior parte do ano, porém no inverno suas vendas crescem bastante. Ele chegou ao país mais ou menos em 1974, quando o restaurante do hotel Estalagem Saint Hubertus, em Gramado, começou a servir a iguaria pela primeira vez. Do Sul esse prato se espalhou para o resto do país e virou uma das principais tendências no frio.

Esse é um mercado mais refinado especialmente devido aos preços dos produtos. A maior parte dos queijos, temperos e chocolates utilizados no preparo da calda são bastante caros, o que eleva o preço final do prato. Contudo, isso não impede que milhares de brasileiros se deliciem com esse prato quente durante o inverno.

Variações

Pode alternar em dois tipos: fondue doce e salgado, com variações de sabores e ingredientes.

Fondue doce: a calda desse tipo de fondue pode ser feita com chocolate branco ou preto. Para acompanhar, frutas como morango, abacaxi e uva. Há ainda variações de marshmallow e caramelo.

Fondue salgado: pode ser de queijo ou carne. O primeiro tem calda feita de tipos variados de queijo e vem acompanhado geralmente de pão italiano, um dos tipos que não esfarela muito fácil. O de carne pode vir com molho em vários sabores como curry, mostarda, agridoce e tártaro. Os pedaços de carne podem ser bovina, suína ou de frango.

Um bom vinho e um ambiente aconchegante harmonizam muito com fondue.

Como começar seu negócio de fondue?

O inverno está chegando e logo os consumidores começarão a procurar pratos quentes como o fondue. Então por que não aproveitar e começar seu próprio negócio nessa área?

Para começar é necessário um plano de negócios, ou seja, planejamento. Escolher o local, quanto investir, verificar autorizações para funcionamento, público alvo, concorrentes, enfim uma série de detalhes que precisam ser minuciosamente analisados em especial nesse momento de crise. Vale a pena tentar! Mas antes, é necessário saber quanto um negócio desse tipo costuma faturar de lucro líquido em sua região.

O local deve ser bem escolhido, pois assim fica fácil de atrair mais clientes, portanto, é bom que ele esteja num lugar com grande fluxo de pessoas, como o centro da cidade ou próximo a algum centro comercial. Caso contrário, você precisará de uma boa estratégia de marketing para conquistar clientes.  

Ter um cardápio criativo, com variedades, oferecer insumos de qualidade são tão atrativos quanto um preço justo. Diferencie o seu local, seja com um ambiente agradável, louças com design moderno ou qualquer outra coisa que chame a atenção do cliente e faça com que ele goste e retorne. É um produto delicioso que conquista a todos e pode trazer bastante lucro. 

Além dos deliciosos rolinhos de wafer Tubetes®, a Barion também possui uma linha de produtos ideais para agregar sabor e diferencial ao seu fondue. Entre no site e saiba mais: www.saborbarion.com.br. 


Pesquisar


Posts recentes


Curta nossa página


  • Tags

  • Tags


  • RSS