Biscoito ou bolacha?

30/03/2015

O Brasil é um país dividido. Além das divisas dos estados e regiões, nós temos aqueles que falam biscoito e os que não abrem mão da bolacha. A população brasileira trava uma guerra linguística que se prolonga há anos e não parece que vai terminar tão cedo.

A invenção do biscoito, ou da bolacha, data do século VII a.C. no Império Persa.  Além disso, foi a base alimentar da tripulação portuguesa na época das Grandes Navegações. Sim, Pedro Álvares Cabral encontrou o Brasil comendo bolachas ou biscoitos.

Separamos os dois termos para que a gente consiga entender os dois lados da moeda. Dentro do pacote, vem biscoito ou vem bolacha?

#TeamBiscoito

 

 

capa

Esse time é grande e, pelo jeito, gosta de ficar na praia, pois a maioria da população que se refere ao alimento pelo nome de biscoito mora no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe, Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Amapá. Também tem parte de Minas Gerais e Distrito Federal.

O termo veio do latim biscoctu, ou seja, cozido duas vezes. Portanto, esse time tem uma vantagem histórica, já que outras línguas utilizam termos parecidos como o biscuit, que é falado em diversos idiomas com a mesma grafia.

 

#TeamBolacha

Cookie

O time das bolachas é composto por São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Maranhão. Mesmo com o número menor de estados, a população que fala bolacha é maior, cerca de 110 milhões de brasileiros.

O termo que os bolacheiros usam veio do holandês e é bem mais novo, surgiu em 1703. Até 1840 existiam duas versões da bolacha, hoje tem mais de 200 tipos. No Brasil, bolacha e biscoito refere-se ao mesmo alimento.

 

#TeamNeutro

 

Three-dimensional map of Brazil. 3d

Acre, Amazonas, Roraima e Pará são os estados neutros na briga territorial mais avassaladora do século XXI, só que não.  Nesses locais, os dois termos convivem em harmonia: biscoitos para bolachas doces, e bolachas para biscoitos salgados.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também decidiu fazer com que a paz reine e os termos podem ser utilizados, referindo-se ao mesmo alimento.

No fim,somos todos derivados de farinha com a possibilidade de apresentarmos coberturas, recheios, formatos e texturas diversas.

Tags: ,

Pesquisar


Posts recentes


Curta nossa página


  • Tags

  • Tags


  • RSS