A origem do ovo de chocolate na Páscoa

03/03/2016

uma-breve-historia-da-origen-do-ovo-de-pascoa-b

Uma das datas mais gostosas e, sem dúvida, a mais esperada por muitas crianças é a comemoração da Páscoa, que é, além disso, uma data comemorativa muito importante na cultura do Ocidente.

Além da ligação com a religião cristã, é bom saber que a Páscoa vem bem antes do cristianismo se tornar uma religião. Sua origem vem do latim Pascae. Também descrito na Grécia Antiga, mas remotamente encontrado muito antes disso, na época dos hebreus com a famosa passagem pelo Mar Vermelho, liderados por Moisés quando fugiram do Egito. Seu significado é Passagem.

Essa data, entre os cristãos, é celebrada para relembrar a ressurreição de Jesus Cristo, conhecida como a Semana Santa.

E o coelhinho da páscoa que traz os ovos? Por que comemoramos com chocolate?

O tradicional coelhinho da páscoa é um símbolo usado para representar a fertilidade, pois este é um animal que se reproduz em grande quantidade e rapidamente.  Assim podemos associá-lo ao nascimento, ou seja, uma vida nova. O ícone do coelhinho foi trazido pelos imigrantes, da Alemanha, no século XVII.

Já os ovos de páscoa antigamente eram ovos comuns, cozidos, coloridos e decorados. Cada família pintava seus ovos de uma cor. Depois de prontos, eram dados como presente na Festa da Primavera. Algumas tradições estão ligadas a pinturas de Jesus Cristo e Maria, simbolizando o nascimento e a vida.

Há histórias remotas de que os ovos ficavam escondidos e, na comemoração, tinham que ser achados; já em outras culturas costumava-se lutar com os ovos nas mãos, criando duelos nos campos. O vencedor seria aquele que estivesse com o ovo inteiro. Entre os nobres eram banhados em ouro e oferecidos como presente.

Com o tempo eles outros materiais como madeira, metal e até mesmo porcelana foram utilizadas para a confecção dos ovos, com o intuito, também, de presentear as pessoas.

Já os ovos de páscoa de chocolate vieram da França. Os ovos de galinha eram esvaziados e recheados de chocolate, pintados e escondidos nos jardins para que as crianças encontrassem. Seu aparecimento deu-se para substituir os ovos duros e pintados. Foi uma forma, à moda francesa, encontrada para presentear com chocolate.

E qual o seu significado?

O ovo de Páscoa simboliza o nascimento e a vida estando assim relacionado com a Páscoa cristã, que representa a Ressurreição de Jesus Cristo.

Atualmente os ovos são produzidos em chocolate puro, branco preto, com ou sem recheio e podem vir coloridos também. Sendo de chocolate, faz a alegria das crianças e dos adultos também!

Para comemorar a Páscoa, chocolate nunca é demais. A Barion oferece em sua loja, vários produtos de chocolate, incluindo os ovos de Páscoa. Venha conhecer! Rua Carmen Zanon, 1736, Colombo – PR

Entre no site: www.saborbarion.com.br.


Pesquisar


Posts recentes


Curta nossa página


  • Tags

  • Tags


  • RSS