A importância da embalagem enquanto comunicação

11/05/2016

Cores vibrantes, design diferente e criativo é o que primeiro chama a atenção do consumidor que, muitas vezes, compra o produto mais pela embalagem do que pelo próprio conteúdo. Antigamente as embalagens eram utilizadas apenas para armazenar bebidas e alimentos.

Feitas de vidro, latão ou madeira os recipientes eram usados para conservar os produtos. Entretanto, as indústrias foram evoluindo a produção e adequando o material das embalagens aos produtos armazenados para facilitar o dia a dia.

São elas que interagem com o consumidor, informando sobre o produto, garantindo que ele esteja em boas condições de utilização, entre outras funcionalidades. Além de tudo, atualmente, a embalagem é uma grande estratégia de marketing, atuando como mídia dirigida.

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 75% das empresas que fizeram investimento em termos de design das embalagens tiveram um aumento nas suas vendas.

A embalagem deve ser precisa e eficaz, uma vez que, com sua aparência atraente aos olhos do consumidor, deve cumprir seu papel que é atingir o público a fim de alavancar as vendas.

As embalagens possuem três funções, básicas, mas muito importantes: contenção, proteção e comunicação:

Na contenção é a função de envolver o produto. A embalagem serve como receptáculo. A falha nessa função resulta no vazamento do produto.

A proteção possibilita o manuseio do produto até que chegue ao seu consumidor final. Isso deverá ocorrer sem danos para a embalagem e também para o produto. Há a necessidade também nesta função de se estabelecer um grau desejado para a proteção do produto.

A comunicação leva a informação ao consumidor através de algumas ferramentas, como é o caso de impressões, símbolos e cores. Para as embalagens primárias, a função ocorre de maneira direta aos consumidores finais (traz informações referentes à marca e o produto).

Para as embalagens industriais a função da comunicação acontece com impressões de códigos de barras, cores, marcações ou símbolos que possam permitir localizar e identificar as embalagens de maneira fácil em processos logísticos de estoque, armazenamento, separação dos pedidos e o transporte.

A interação com a função logística propicia participar da composição do custo do produto, adequação de acondicionamento e distribuição. Além disso, nas embalagens são encontradas informações importantes sobre o produto como valores nutricionais, composição, data de validade, descarte, entre outras.

Favorece também em termos de eficiência operacional, uma vez que otimiza algumas etapas da logística. Entre elas, o transporte, o manuseio, o estoque e a sua reposição. Com essa interação das embalagens frente às funções logísticas, é possível ter uma redução de custos, diminuição das perdas dos produtos, no tempo da entrega final dos mesmos, organizar e racionalizar o estoque e aumentar o nível do serviço prestado ao cliente.

As embalagens da Barion são idealizadas pensando na praticidade do consumidor. Uma caixinha de Tubetes®, por exemplo, é fácil de abrir, cabe na bolsa e no bolso e ainda pode ser saboreado em qualquer local! Entre no site da Barion e saiba mais sobre os produtos. 



Notice: Undefined variable: temp in /home/barioncia/public_html/wp-content/themes/barion/single.php on line 58

Pesquisar


Posts recentes


Curta nossa página


  • Tags

  • Tags


  • RSS

    adblock latest version benefits of master data management benefits of outsourcing it benefits of outsourcing software development bespoke software company bespoke software development bespoke software development company bespoke software inc bespoke software services best all in one ecommerce solution