Sobre a Barion

Desde o início de sua história na fabricação de chocolates, em 1971, a Barion desenvolve sua linha de produtos buscando qualidade e inovação. Atualmente, é reconhecida como a grande especialista nacional na produção de wafer e nas suas combinações irresistíveis com o chocolate, lançando produtos que são sucessos de vendas como biscoitos e ovos de páscoa com estes ingredientes.

Em 2004, a Barion deu início a uma reestruturação em sua forma de gestão e começou a revitalizar sua linha de produtos para buscar novas frentes de atuação. Desde o cuidadoso planejamento da nova marca, várias ações foram realizadas para criar uma nova imagem institucional. O objetivo dessa nova marca era uma maior identificação com os princípios da empresa: inspirar confiança em uma busca constante pela total satisfação de seus clientes.

Em 2013, iniciou-se um trabalho de branding na empresa, onde houve um reestudo das identidades visuais de suas marcas. A primeira que teve seu visual repaginado foi Tubetes®. A nova roupagem dos originais rolinhos de wafer consegue passar com mais clareza os valores da marca: originalidade, diversão e versatilidade; além de criar uma color brand, neste caso azul, para destacar o produto no ponto de venda e aumentar sua identificação pelo consumidor. A outra marca que recebeu esse reestudo foi a linha de Barion para o varejo, nela resgatou-se a tradição e qualidade passados de geração em geração. A nova roupagem traz uma identidade forte e única para toda a linha de biscoitos e chocolate na qual se faz um apelo grande as especialidades da empresa, wafers, biscoitos e chocolates, com fotos apetitosas e embalagem com ar homemade.

Visão:
Pretende ser reconhecida pelo mercado e parceiros como uma das melhores empresas produtoras de wafer, chocolate e similares.

Missão:
Existe para ofercer wafer, chocolate e similares com qualidade, garantindo a perenidade da empresa, a satisfação de seus consumidores e o bem estar de seus colaboradores.

Crenças e Valores:
Ética, transparência, respeito, responsabilidade, qualidade e busca pela inovação.

 

Nossa História

 

Negócios

A Barion trabalha em 4 frentes de negócio: food service, terceirização, varejo e lojas próprias. Através destas frentes, conseguimos estar presentes em 18 estados brasileiros e mais de 16 países.

Food Service

Somos fornecedores e produtores de biscoitos, wafers, bombons e chocolates para algumas das maiores indústrias e redes de varejo e franquia do Brasil. Através da marca Barion Food Service e Nutcream® temos produtos idealizados para as indústrias de transformação, para os confeiteiros e para os que possuem seu próprio negócio. Oferecemos produtos práticos, padronizados, saborosos e que propiciam rentabilidade aos transformadores e revendedores.

Terceirização

Cumprindo o papel de oferecer qualidade e satisfação às famílias brasileiras, a Barion também produz suas especialidades através de private label, ou seja, terceirização de marcas próprias. O sucesso da empresa nesse segmento é reflexo de sua seriedade ao ser produtora de alimentos de alta qualidade, segurança e com rigoroso controle de qualidade, aprovado pela fiscalização de órgãos nacionais e pelos maiores varejistas do país. A Barion é responsável, por exemplo, pela terceirização de produtos de marcas reconhecidas, como Cacau Show, Grupo Pão de Açúcar, Walmart, Condor, Carrefour, Dia %, entre outros.

Varejo

Além de produzir para grandes indústrias, a Barion está presente em canais que atendem diretamente o consumidor final e o público profissional com as marcas: Barion, Tubetes®, Mendo Wafer®, NutCream® e Barion Food Service.

Loja Própria

A Barion conta com um modelo de loja própria que seria a Loja da Fábrica.

A Loja da Fábrica se localiza em Colombo, Paraná, e tem se mostrado um modelo de sucesso com público crescente e fiel, atraídos pela qualidade e confiança dos produtos, bem como pelo preço justo e competitivo.

Em março de 2015 foi inaugurada a Loja Família Barion, uma loja temporária, fora do estabelecimento da indústria, e que permaneceu aberta apenas durante o período de Páscoa. A loja se localizou em Curitiba, Paraná, em uma região nobre e teve como objetivo oferecer ao consumidor uma experiência sensorial, nostálgica e lúdica que tangibiliza-se o posicionamento da marca em todos os sentidos.

Inovação, Qualidade e Tradição

A Barion é uma empresa que se sustenta há mais de 50 anos em três pilares: Inovação, Qualidade e Tradição.

O DNA inovador é comprovado em sua história, uma vez que lançou produtos pioneiros no mercado nacional, como Tubetes®, Disk Wafer® e placas de wafer, por exemplo. Além disso, criou o Ovo de Wafer, exclusividade patenteada pela empresa. Ainda hoje, há uma busca permanente pela inovação como forma de continuar se destacando no mercado.

A qualidade, por sua vez, é um processo também crucial para a empresa. Algumas das principais medidas adotadas são a homologação de fornecedores certificados, matérias primas selecionadas criteriosamente e rígido controle e fiscalização da qualidade, com programado tipo BPF, APPCC e rastreabilidade.

BPF – Boas Práticas de Fabricação: é um conjunto de medidas adotadas visando garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. Ele é um pré-requisito para o APPCC e é fundamental para obter um produto seguro e de qualidade.

APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle: O sistema APPCC tem por objetivo a garantia, efetividade e eficácia do controle dos perigos à produção de alimentos. Tem como pré requisitos as Boas Práticas de Fabricação e os Procedimentos Padrão de Higienização Operacional, também chamados de PPHO’s. Graças a este programa, é possível reduzir e controlar perigos existentes na indústria prevenindo os produtos de possíveis contaminações.

No Brasil, mantemos relacionamento com centenas de empresas, de diferentes portes e setores e instaladas em distintas regiões do País. A gestão desses fornecedores valoriza o diálogo, o controle de riscos, a adoção de boas práticas e a conformidade com os princípios da empresa. A maioria das grandes negociações são realizadas pelo nosso departamento de compras. Dessa forma, podemos priorizar dois aspectos centrais no relacionamento com esses parceiros: garantia da competitividade de custos e a máxima qualidade das matérias-primas, insumos e serviços.

Por fim, a tradição tem sido o resultado de uma empresa familiar que se mantem sólida desde 1960, passando valores e princípios de geração em geração. Em 2015, a Barion fará 55 anos e, com orgulho, conta com alguns parceiros desde o início de suas atividades e funcionários que permanecem há décadas fazendo parte da construção da empresa.

Pessoas

A política de Recursos Humanos da Barion é proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso, onde os funcionários sintam prazer em trabalhar, encontrem reconhecimento, segurança e satisfação, de modo a desenvolver seus objetivos profissionais e perspectivas futuras dentro da empresa.

A BARION considera o exercício da transparência nas relações com os seus colaboradores uma questão fundamental para a construção de um ambiente de confiança mútua e de responsabilidade em todos os níveis.

Buscamos tornar prazerosa a vida de nossos colaboradores, através do desenvolvimento profissional, motivação, reconhecimento, respeito e ética.
Atraímos e retemos talentos através das capacitações profissionais, comunicação e qualidade do clima organizacional.

O espírito de família é algo que prezamos dentro da companhia, queremos que todos nossos colaboradores se sintam parte de uma grande família e de um negócio de sucesso.

Entendemos que nosso maior patrimônio são os nossos colaboradores.